FAMÍLIA PENTEADO


Origem do nome PENTEADO

Fonte: Fornecido pelo Hubiratan, em 18/02/2006

PENTEADO (Portugal / Galícia-ES?)
Faz referência àquele que tem como marca pessoal seu próprio penteado.
Aparece registrado no século XVI - Andre Dias Penteado, ramo dos Vernek ou Warneck (origem germânica) que habitava Viana do Castelo.
O sobrenome chegou em Portugal, vindo da Espanha, no séc. XVII com Kaspar Warneck casado com Mariana Roiz de Magalhães.
CONVERSAS EM FAMÍLIA:
Considerações: O sobrenome Penteado aparece registrado em alguns documentos. Ainda não se pode identificar sua origem. É provável que tenha ficado esquecido por uma ou duas gerações e retomado por homenagem, hábito nada incomum. Uma possibilidade não excludente da anterior é de que seja um cognome de origem galega que por aproximação na própria origem ou já no Brasil tenha-se grafado Peiteado como Penteado. Na lista telefônica espanhola encontram-se "Penteados" apenas na região da Galícia próxima à fronteira portuguesa. No caso de "Peiteados" também a maioria encontra-se na mesma região galega e alguns outros distribuídos especialmente nas Asturias, norte de Espanha.
Penteado - Sobrenome português derivado de uma alcunha ( apelido ) do portador inicial, se referindo a pessoa que andava sempre bem " penteado ". A família Penteado é um ramo dos Vernek de Viana do Castelo. Kaspar Warneck, casado com a portuguesa Mariana Roiz de Magalhães, deu origem a família Werneck ou Verneck em Portugal. Ele e seus descendentes tendo vindo para Portugal no século 17, época das grandes cabeleiras a moda Luis 14, gostavam de ostentar os penteados da moda. Em breve ficaram conhecidos sob o apelido de " Verneck, os Penteados ". Com o correr do tempo caiu o Verneck para o ramo da família que mais se destacava nos penteados gerando o Penteado como sobrenome de uma nova família portuguesa que se ramificou no Brasil.


ednan@familiapenteado.com.br
A Família Penteado agradece